sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DEMER: 05 ANOS DE AÇÃO MISSIONÁRIA

Em outubro do presente ano, o DEMER estará completando 05 anos de ação missionária. Desde a sua organização oficial, muitas atividades foram desenvolvidas no sentido de ampliar a visão missionária da AD em Entre rios.

Dentre essas ações, destacam-se a implantação de culto de missões em todas as congregações do Campo; O curso de missões que foi inaugurado em junho de 2004, na modalidade presencial e a distancia, alcançando outros Campos tais como: Esplanada, Rio Real, Salvador e Aracaju.

Em 2004 deu-se início o primeiro projeto missionário denominado Projeto Piloto de Evangelização que consiste na evangelização do Campo através de atividades estratégicas que visam alcançar toda a zona urbana e rural de Entre Rios.

O referido Projeto organizou-se da seguinte maneira:

1) Evangelismo Pessoal: consiste na evangelização de casa em casa, feita mediante o mapeamento da cidade em área/bairro, que fica sob a responsabilidade de um líder , que com sua equipe tem a finalidade de visitar todas as famílias de sua área, realizado uma pesquisa religiosa enquanto evangeliza. Através disso, o DEMER tem uma visão panorâmica da situação espiritual da comunidade lançando bases para elaboração de novos projetos evangelísticos.

2) Evangelismo em massa: Realização de mini cruzadas e Impactos evangelísticos nos bairros e povoados do Campo.

3) Evangelismo nos hospitais

4) Evangelismo nas delegacias e presídios

5) Evangelismo e Discipulado Infantil: Através do Projeto Criança para Cristo, muitas crianças das regiões periféricas da cidade são alcançadas por meio de atividades sócio - evangelísticas.

6) Evangelismo Noturno: A partir das 23 horas uma equipe sai às ruas em busca dos dependentes químicos e dos transeuntes noturnos de modo geral.

Aos poucos os frutos desse trabalho começaram a surgir, a exemplo do Bairro Beira Rio que deixou de ser Ponto de Pregação para tornar-se uma Congregação cujo dirigente faz parte da Diretoria do DEMER. Houve também um crescimento espiritual por parte dos componentes do departamento, surgindo novos obreiros - missionários.

O avanço do trabalho não se restringiu apenas ao Campo, mas dirigiu-se a outras nações seguindo o princípio bíblico da simultaneidade que deve existir na Obra Missionária conforme Atos 1.8. Dessa forma, A AD em Entre Rios enviou o casal de missionários Daniel e Eliene da Luz para a Bolívia em dezembro de 2005. No dia 25 de julho mais uma missionária foi enviada também para a Bolívia a fim de cooperar com os missionários.
O próximo desafio é o continente africano. Em dezembro do corrente ano, a Igreja pretende um casal de missionários para Moçambique.

Com tudo isso, percebe-se a mão do Senhor cooperando com aqueles que se dispõem a fazer missões, conforme está escrito em Mc 16.20: “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com sinais que se seguiram. Amém” Honra e Glórias ao Senhor Jesus!

DEMER 2008: NASCE MAIS UM NOVO PROJETO MISSIONÁRIO DO DEMER

Tendo em vista a precariedade espiritual de muitas comunidades rurais entrerrienses, o DEMER sentiu a necessidade de desenvolver um trabalho mais sólido e sistematizado na zona rural. Assim, nasce o mais novo empreendimento missionário desenvolvido pelo departamento - PROJETO PASSA A MACEDONIA.

Este projeto, inspirado na visão do Apóstolo Paulo (At 16.9), consiste na intensificação e consolidação dos esforços evangelísticos nas comunidades rurais cuja atuação da igreja é pouco expressiva ou inexistente.

Dessa forma, O DEMER realiza o mapeamento dessas áreas e mobiliza os dirigentes das congregações do Campo a assumirem a responsabilidade missionária com cada uma delas, desenvolvendo ações evangelísticas que resultem na implantação e edificação de uma igreja local forte e atuante na comunidade.

Algumas congregações já iniciaram esse Projeto com muita motivação e vigor, como por exemplo:

· Congregação sede: Comunidades Baixão e Capivara
· Congregação do Guedes de Melo: Comunidade das Malhada
· Congregação da Santa Cruz: Comunidade de Aguazinha
· Congregação dos Funcionários Públicos: Comunidades de Pedras e Rio do Nego
· Congregação sub-sede (Retiro): Comunidades dos Pedros e Roça Grande.

Todo o trabalho é supervisionado pelo DEMER, através do seu coordenador Missionário Florisvaldo, que além de mapear as áreas e mobilizar as congregações, auxilia os dirigentes na organização das atividades, acompanhado-os sempre que possível e elaborando relatórios.

A realização desse Projeto tem contribuído para a expansão do Reino de Deus em nosso Campo, além de envolver boa parte dos membros que estavam ociosos, também tem despertado aqueles que se sentem vocacionados para Obra Missionária.

MARATONA MISSIONÁRIA NA ZONA RURAL

Nos dias 01, 02, 29, 30 do mês de setembro de 2007, O DEMER realizou a I Maratona Missionária na Zona Rural que se deu em duas etapas. A primeira aconteceu nas seguintes localidades: Roça Grande, Pedros e Malhadas. A segunda em Baixão, Capivara, Buri, Nova Aliança e Cachoeira.

As referidas comunidades foram alcançadas através da abordagem do evangelismo pessoal e em massa, num percurso que totalizou aproximadamente 90 km de extensão. O deslocamento da caravana foi feito por meio de motocicletas, topic e ônibus.

A confirmação desse trabalho pôde ser evidenciada pela cooperação do Espírito Santo na cura, salvação e libertação de vidas (cerca de 17 decisões por Cristo).

Esse grande empreendimento missionário resultou na atual implantação de uma congregação no povoado das Malhadas cuja pré-inauguração aconteceu no dia 10 de maio de 2008 e já conta com mais de vinte novos convertidos. A assistência dessa congregação está sob a responsabilidade do departamento de missões da Congregação do Loteamento Guedes de Melo, presidida pelo Pb. José de Souza Gonçalves. E na comunidade do Baixão, onde se tem confirmado três decisões por Cristo, será implantado em breve um ponto de pregação, sob a responsabilidade do DEMER. Contribuiu também para o surgimento do mais novo projeto do DEMER-PROJETO PASSA A MACEDÔNIA.

I CONFERENCIA INTERNACIONAL DE MISSÕES


A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Entre Rios, liderada pelo Pr.Crispim Ferreira Lima, realizou nos dias 23 e 25 de novembro de 2007 a sua I Conferência Internacional de Missões sob o tema Avivamento Missionário.



O evento foi uma iniciativa do DEMER (Departamento de Missões e Evangelismo da AD em Entre Rios), sob a presidência do pastor local e coordenação do Missionário Florisvaldo, em parceria com o CEEM (Conselho Estadual de Missões da Ceadeb).



A conferência contou com a participação de centenas de irmãos do Campo de Entre Rios e cidades circunvizinhas. Entre pregadores e palestrantes estiveram o Missionário Wilton Costa e família (Missões Eiaf-Moçambique), Pr. Edmilson Santana (presidente do CEEM), Pr. José Menezes (tesoureiro do CEEM), e o Pastor Aroldo Chavene, presidente da Convenção das Assembléias de Deus Boliviana, onde se encontram o casal de missonários Daniel da Luz e Eliene enviados pela AD em Entre Rios. A festividade contou ainda com a participação da cantora Vane Lage membro da AD local.



Foram dias de profundo impacto e conscientização missionária através da ministração da Palavra, apresentações e oficinas que sensibilizaram os presentes a assumirem uma postura mais consistente na tarefa da evangelização local, estadual, nacional e mundial.



A fim de manter a chama missionária acesa, o DEMER está se mobilizando para a realização da II Conferencia prevista para os dias 21 a 23 de Novembro do ano em curso.