terça-feira, 26 de maio de 2009

ENTRE RIOS: AVANÇOS E DESAFIOS DA OBRA MISSIONÁRIA


A Assembléia de Deus em Entre Rios, presidida pelo Pastor Crispim Ferreira Lima, têm experimentado um expressivo crescimento na obra evangelística local. Isso pode ser verificado através do grande número de batismos e construções de templos realizados nesses dois últimos anos. Um grande avanço da ação evangelística reflete-se na zona rural, a exemplo dos povoados de Malhadas, Agostinho, Lagoa e Cachoeira, esta última doada ao Campo de Subaúma. Esses povoados caracterizam-se pelas práticas de idolatria, feitiçaria e precárias condições de vida.


Á medida que a igreja se espalha nessas comunidades, há uma urgente necessidade de obreiros em tempo integral que possam intensificar os trabalhos evangelísticos através do discipulado.

Nos povoados de Baixa Grande e Lagoa, a igreja conta com a parceria do CEEM (Conselho Estadual de Missões) através do missionário Aloísio e esposa. Em capianga, o casal de missionários Carlos e Sandra.

Apesar das necessidades pertinentes ao trabalho local, a AD/Entre Rios não tem negligenciado as missões transculturais. A simultaneidade expressa em At 1.8 "tanto...como", é um princípio observado na prática evangelística da igreja a fim de alcançar todos os povos da terra.

Há cinco anos a igreja desenvolve no interior da Bolívia o trabalho missionário através do casal Daniel e Eliene da Luz e da jovem Eliene Menezes. O objetivo da igreja entrerriense é construir uma Base Missionária para treinamento de obreiros nativos e estrangeiros que desejam uma formação com experiência transcultural.

Além do Projeto Bolívia, em andamento encontra-se o Projeto Moçambique para onde a igreja deseja enviar um casal de missionários, mantendo parceria com a Missão Pieia. E o mais recente projeto é o Uniásia, em parceria com a Missão Horizontes

E a obra não termina por aí, a igreja tem investido na área da educação missionária por meio do Curso de Conscientização Missionária ministrado nas congregações do Campo. Esse curso também já beneficiou outros campos, tais como Lagoa Redonda (Campo de Araçás), Rio Real, Baixios (Campo de Esplanada) e Aracaju. Outro destaque foi a realização da I Conferencia Internacional de Missões em 2007, com a participação da Família Costa (Missão Eiaf-Moçambique) e da Convenção Boliviana representada pelo seu presidente Pastor Aroldo Chavene. Em maio de 2009, A AD/Entre Rios realiza a sua II Conferência Internacional de Missões com a participação da Missão Horizontes América Latina representada pelo casal Botelho. Na oportunidade, cerca de 315 inscritos de diversos lugares e denominações participaram do Curso Visão Global ministrado pelo Pastor David Botelho. Foi algo histórico na região.
Também estiveram presentes a cantora Thayane Fernandes (Missão Pieia-Moçambique) e a missionária Karina Costa (Missão Eiaf-Moçambique).

Outro ponto importante é a implantação dos cultos missionários em todas as congregações para despertar e manter o ardor missionário da igreja.

Além dos projetos citados, a igreja empenha-se no ousado projeto da construção do Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos.

A obra de Deus avança, as necessidades aumentam e quantos colaboradores poderemos contabilizar? Ore! Envolva-se! Comprometa-se! Precisamos de parceiros!

Se você deseja contribuir com um dos nossos Projetos entre em contato conosco pelo nosso blog ou pelos e-mails: demer-ad@hotmail.com ou ad_entrerios@hotmail.com

Para contribuir financeiramente com um dos nossos projetos deposite a sua oferta na conta do DEMER (Departamento de Evangelismo e Missões):

AG 2041-9
C/C 20696-2

terça-feira, 19 de maio de 2009

FLASHES DA II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MISSÕES

Não deixe de registrar neste blog as experiencias vivenciadas na II Conferencia Internacional de Missões em Entre Rios. Se Deus marcou a sua vida através desse evento compartilhe conosco!

































































terça-feira, 5 de maio de 2009

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA EM ENTRE RIOS

Jovens de Salvador


Aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de maio de 2009, a II Conferência Internacional de Missões, realizada pela Assembléia de Deus em Entre Rios, liderada pelo Pastor Crispim Ferreira Lima.


Tendo como tema Sl 96.4 “Anunciai entre as nações a sua glória”, a programação foi elaborada com a finalidade de despertar e conscientizar as igrejas e líderes para missões transculturais, focalizando as necessidades dos povos não alcançados. Sendo assim, durante o dia de sexta e sábado, 315 pessoas participaram do Curso Visão Global ministrado pelo Pastor David Botelho, (Missão Horizontes), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde ele compartilhou valiosas informações que contribuíram para ampliar a visão missionária dos presentes. Na ocasião, apresentou o mais novo desafio da Missão Horizontes, o Projeto Uniásia.

No período noturno as reuniões aconteciam no templo sede, um grande culto missionário, em espírito de adoração e louvor que ultrapassavam as fronteiras étnico-culturais. A cantora Thayane Fernandes da Missão Pieia (Moçambique) e a Missionária Karina Costa da Missão Eiaf(Moçambique) conduziram o louvor no ritmo africano e também compartilharam suas experiências nas respectivas missões por elas representadas. Houve também muitas apresentações culturais alusivas ao tema da festividade. A preleção da Palavra na noite de abertura ficou a cargo do Pastor Edmilson Santana, presidente do Conselho Estadual de Missões (CEEM). No sábado, o Pastor David Botelho pregou uma mensagem missionária. No domingo, manhã de despertamento, ministrou um estudo sobre a generosidade enfatizando a obra missionária. Na noite de encerramento, a missionária Cleonice Botelho, diretora da Missão Horizontes e esposa do Pastor David, teve a oportunidade de trazer uma breve mensagem a igreja. Com a Palavra final, o Pastor David concluiu mais uma preleção missionária.

O evento contou com a participação de diversas denominações e pessoas de outras cidades, com destaque de Salvador que levou uma caravana de 50 jovens inscritos no curso, provenientes da Assembléia de Deus em Itapuã. Teve uma assistência média durante os 03 dias de mais de 1000 pessoas..Algumas autoridades também marcaram presença, o vereador Elisío Simôes e o deputado estadual Isaac Cunha.

Foi um momento histórico na região. Muitas vidas foram impactadas com esse trabalho. Algumas delas tiveram a oportunidade de testemunhar das experiências vivenciadas no encerramento do seminário.

Se você participou da II Conferência Internacional de Missões e gostaria de compartilhar do que Deus fez na sua vida, deixe seus comentários aqui neste blog.


segunda-feira, 4 de maio de 2009

MANUAL DE MISSÕES POR EXCELENCIA

Bíblia é o manual de missões por excelência. Nela encontramos precedentes de toda experiência, estratégia de trabalho, e até exemplos dos problemas que o obreiro pode enfrentar no campo missionário, pois a obra missionária está presente em toda a Bíblia, desde o Gênesis ao Apocalipse.
O empreendimento missionário constitui-se parte fundamental do interesse de sua igreja?
Para respondermos a esta pergunda, devemos antes, examinar as fontes básicas da nossa fé, exatamente como estas se encontram nas Escrituras Sagradas. O que a Bíblia nos ensina sobre missões?
Livros Idéias Missionárias
no AT Livros Idéias Missionárias
no NT
Pentateuco Adão Gn 1.28;3.15
Noé Gn 9.1
Abraão Gn 26.2-4
Isaque Gn 26.2-4
Jacó Gn 28.12-14
Moisés Êx 19.5,6 Evangelhos Lc 9.1-6; 24.45-49
Mt 10.16-42; 23.16-20
Históricos Naamã 2 Rs 5
Raabe Js 2; Hb 11.31
O livro de Ester Atos At 1.8; 5.28,42; 8.4,11,20;
17.6
Poéticos Salmos 47; 50; 67; 72;
89; 96; 98; 104;117. Epístolas Rm 15.9; Gl 1.15,16; 3.8;
Ef 3.4-6; Fp 2.10,11;
1 Tm 2.4; 3.16.
Proféticos Is 45.21,22; Jr 3.17; Hb
2.14; Ag 2.7; Zc 9.10; Ml
1.11 Apocalipse Ap 5.9,10,13; 7.9; 10.11;
11.15; 20.11-15; 21.9-27.
O empreendimento missionário não é de origem humana, e muito menos obra filantrópica; surgiu do coração de Deus, e está revelado em sua Palavra. Muitos livros tidos como sagrados, mostram o homem à procura de Deus. Porém, a Bíblia nos apresenta um Deus pessoal, buscando e restaurando a coroa de sua Criação. O grande propósito do Altíssimo é a redenção de todo o mundo. Por esta razão, as boas novas destinam-se a todas as raças, tribos e nações.
INTRODUÇÃO

Todos os cristãos reconhecem a origem divina das Escrituras. Não é possível separar missão da Bíblia. Nesta encontramos o tema de missões: JESUS, e “tudo o que diz respeito à vida e a piedade” (2 Pe 1.3). O estudo de hoje não é uma defesa à inspiração e à autoridade das Escrituras, porque todos os cristãos já reconhecem a origem divina da Bíblia, mas mostra que a obra missionária está presente em toda a Bíblia, desde o Gênesis ao Apocalipse.

I. POR QUE A BÍBLIA É O MANUAL DE MISSÕES POR EXCELÊNCIA?
1. Porque ela evidencia os propósitos universais de Deus para a Redenção do homem. A Bíblia é a única obra literária do planeta que registra a nossa origem: o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Deus quer que todos os seres humanos conheçam a verdade sobre Ele e de como Ele se revelou nas Santas Escrituras; e, também sobre a natureza humana. A vontade de Deus é que todos os homens se arrependam e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4). Deus sempre se preocupou com o bem-estar do homem. Essa vontade só pode ser conhecida pela revelação e isso encontramos nos oráculos divinos, a Bíblia Sagrada.
2. Porque ela nos apresenta o fundamento, o norte, e as estratégias missionárias. É na Bíblia que encontramos os registros das primeiras missões. Além disso mostra como plantar igrejas locais, as estratégias de evangelização, as possíveis atividades de um missionário no campo, o papel da igreja missionária e os problemas enfrentados no campo missionário. Essas coisas nos inspiram e orientam como fazer missões. O registro das viagens missionárias na Bíblia serve também para mostrar o modus operandi, ou seja: como fazer. Deus nos manda fazer missões e além disso ordenou fosse registrada em sua Palavra as viagens missionárias, principalmente as do apóstolo Paulo, para que todos possam visualizar uma viagem missionária e todas as possível atividades de um obreiro no campo missionário. A Bíblia é o manual por excelência de missões porque é a revelação de Deus à humanidade. Além de ser a única fonte inspirada de teologia e ética, ela nos ensina como fazer missões.
II. A VISÃO MISSIONÁRIA PRENUNCIADA NO ANTIGO TESTAMENTO

1. Exemplificada no comissionamento dos Patriarcas. A obra missionária está no coração de Deus. O patriarca Abraão foi chamado por Deus para deixar sua terra e partir para uma terra distante e desconhecida (At 7.2-4). Quando Deus apareceu a Abraão, em Harã, prometeu: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Essa promessa foi confirmada depois a Isaque (Gn 26.4) também a Jacó (Gn 28.14). Isso significa que o próprio Deus pregou o evangelho primeiramente a Abraão prevendo sua extensão por toda a terra (Gl 3.8). Nisso podemos ver missões tanto no exemplo, no comissionamento de Abraão, como também de maneira direta: as famílias da terra sendo abençoadas no patriarca Abraão.
2. Cantada nos Salmos. Os salmos também vislumbravam a obra missionária em toda a terra: “Anunciai entre as nações a sua glória; entre os povos, as suas maravilhas” (Sl 93.3). O salmo 67 é essencialmente missionário. A chegada do evangelho entre os etíopes é cumprimento de uma profecia bíblica cantada nos Salmos (Sl 68.31). Assim, a conversão do eunuco da rainha Candace, da Etiópia (At 8.27, 39), eram as primícias do Pentecostes representadas nas 17 nações que começavam a se espalhar entre as nações: Etiópia, casa de Cornélio, Antioquia da Síria e finalmente “os confins da terra”.
3. Conscientizada nos profetas. Estudamos na lição 3 a visão missionária nos discursos proféticos, sendo Jonas enviado para Nínive. Deus é apresentado nos profetas como Deus universal, de toda a terra, e não meramente um Deus tribal restrito aos filhos de Israel (Is 40.28). Encontramos tanto de maneira implícita como explícita a natureza missionária do Cristianismo em termos proféticos (Is 42.4; 49.6). Veja o cumprimento dessas profecias no Novo Testamento (Mt 12.21; At 13.47).
III. A VISÃO MISSIONÁRIA CONFIRMADA NO NOVO TESTAMENTO

1. Os evangelhos – Jesus o maior exemplo. O Senhor Jesus está presente em cada livro da Bíblia, mas somente os quatro Evangelhos revelam sua vida e ministério e o reconhecem como o cumprimento das promessas de Deus. Estudamos na lição passada que Jesus é o enviado do Pai (Jo 3.16,17), sendo o maior exemplo para os missionários de todos os tempos. O objetivo da obra missionária é tornar o nome de Jesus conhecido em todas as nações da terra. De todos os 66 livros da Bíblia os evangelhos se destacam na revelação da pessoa de Jesus e de sua história: nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão ao céu.
2. As epístolas. Sabemos que a história da vida de Jesus está registrada nos quatro Evangelhos, mas a interpretação teológica está nas epístolas. Elas tratam dos mais variados assuntos fundamentais da fé cristã. No que tange à missiologia, servem também para estabelecer disciplinas e encorajar as igrejas às missões (Rm 10.13-15; Gl 2.9). O papel de Atos é decisivo em missões, por isso vamos estudá-lo à parte, na próxima lição. No Apocalipse encontramos o fim glorioso da jornada da Igreja (Ap 21.3,4). O Senhor Jesus é o centro das Escrituras e da mensagem dos missionários. Nenhum missionário pode fazer coisa alguma sem o Espírito Santo, sem o Senhor Jesus e sem a Bíblia.
IV. A VISÃO MISSIONÁRIA ULTIMADA NA GRANDE COMISSÃO

1. A Grande Comissão. Registrada nos quatro Evangelhos e repetida em Atos (Mt 28.18-20, Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.20-2; At 1.8). Essas diferentes narrações se completam entre si apresentando um resumo dos elementos básicos para missões. No Evangelho de João, lemos que Jesus veio pela autoridade do Pai, e na sua própria autoridade enviou seus discípulos ao mundo, e esse poder abrange todo o universo “o céu e a terra”, que na ação do Espírito Santo Jesus deu aos seus discípulos o poder sobrenatural para que a obra de Deus seja realizada (Mc 16.17, 18; At 1.8).
2. Uma ordem e não uma recomendação. Fazer missões é mandamento bíblico. Trata-se de uma ordem bíblica imperativa e não meramente um parecer ou uma recomendação. É algo que não depende mais de mandamento específico ou de receber uma visão especial da parte de Deus para iniciar a obra missionária. Essa ordem, como vimos, já está na Bíblia (1 Co 9.16). Essa mensagem de salvação é para ser pregada a “todo o mundo” (Mc 16.15), até aos confins da terra, mediante a atuação do Espírito Santo (At 1.8). Essa incumbência foi dada à Igreja. O que é necessário é buscar a direção do Espírito para saber como realizar tal tarefa.
CONCLUSÃO

Missões está em toda a Bíblia. Visto que o propósito fundamental da Palavra de Deus é a redenção humana e missões se insere nesse contexto, é correto afirmar que está presente desde o Gênesis ao Apocalipse. Essa presença pode ser direta ou indireta, nas ilustrações, figuras, profecias. O livro de Atos se sobressai em missões, registra os grandes trabalhos missionários. Missões, contudo, está em toda a Bíblia. O livro do Senhor é o manual de missões.

*Extraído do blog veredas missionárias